A importância da análise de mercado

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou recentemente uma análise afirmando que, durante a crise no Brasil, o setor de educação foi o que mais teve crescimento na criação de novas empresas. Esse fato tem relação com o aumento da demanda e é uma informação de alerta para as empresas já em atuação, pois a concorrência será maior.


Acompanhar notícias relacionadas ao seu mercado e entender o setor que você está inserido é uma necessidade de quem está criando uma empresa e também de quem está gerenciando uma já em atividade. Essa análise envolve conhecer a demanda do seu produto, a atuação dos concorrentes, as barreiras para entrar nesse setor, as legislações, onde está localizado seu público alvo, entre outros.


Fazer uma análise de mercado é importante para:

- identificar quais produtos merecem mais investimento de recursos [1];

- identificar uma boa logística de fornecimento [1];

- identificar estratégias de atuação frente aos concorrentes [1];

- aplicar o marketing ideal [1];

- economizar recursos [1];

- tomar as melhores decisões [2];

- aumentar as vendas [2];

- lançar um novo produto [2];

- conhecer os meses com maior expectativa de vendas para melhor programação de estoque [3]

- entre outros.


Faça uma análise de mercado conosco!


Fontes:

[1] (FARAH; CAVALCANTI; MARCONDES, 2017)

[2] SEBRAE.

[3] IBGE;


2 views