Marketing 4.0: o que você precisa saber

Updated: Jan 22

A Internet, como um meio de comunicação, fez o marketing evoluir muito, afinal ele depende diretamente dos meios de comunicação. O marketing 4.0 surgiu acompanhando essas mudanças e pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio. Philip Kotler, renomado autor na área de marketing, deixa claro em seu novo livro que não se pode mais tratar o consumidor como “presa”, e como o público tem sido cada vez mais exigente, apesar de distraído, devido ao enorme fluxo de informações recebidas ao longo do dia. O marketing agora deve ser mais humano. Exatamente pelo fato de as pessoas estarem o tempo inteiro conectadas ao mundo digital, elas querem algo diferente disso, querem contato e se sentirem próximas das marcas, como se estivessem conversando com amigos. Isso é, não basta ter uma boa publicidade, é preciso ter um relacionamento direto com o cliente, não robotizado e sem respostas automáticas.


Neste novo cenário as pessoas já não “confiam” mais em propagandas. Elas preferem confiar na experiência de outras pessoas, e com toda essa conectividade fica mais fácil ouvir/ver essas experiências de terceiros. Blogs, Instagram, Twitter, Facebook, YouTube e várias outras redes e mídias sociais conectam esses consumidores a outros consumidores, formando grupos de avaliação online de produtos, serviços e empresas. Isso fortificou o poder dos clientes em influenciar ainda mais o mercado.


Discussões espontâneas sobre empresas em fóruns e grupos são bons locais para se posicionar, mas nunca de forma automática. Possuir uma equipe que responde à maioria dos comentários espontâneos em publicações feitas nas redes sociais, além de criar postagens voltadas para o seu público alvo com bom humor e linguagem própria desse público, utilizando-se até mesmo de “memes” e assuntos bastante atuais e que estão em alta na Internet, são boas dicas de como se aproximar dos seus consumidores. O Marketing de conteúdo, que já foi citado no blog anteriormente, é um ótimo exemplo de como aplicar o Marketing 4.0.


Portanto “o consumidor de hoje em dia, mais exigente e consciente de seu poder diante do mercado, não aceita mais relações de troca que não lhe oferecem o devido valor” (VAZ, 2011, p. 27). Mas essa troca, quando apreciada pelo usuário, costuma ser recompensada não apenas com compras (às vezes o receptor não tem intenção de consumir determinado produto ou serviço), mas com a defesa da marca nos grupos e fóruns da Internet citados anteriormente. Ter consumidores que advogam a favor da marca (gratuitamente) é o auge do que o marketing digital procura alcançar e o que toda empresa busca adquirir.

Focar em seu público alvo e se aproximar dele, cada vez de forma mais personalizada e mostrando sua importância para a empresa, é a chave para o sucesso.


Conteúdo por: Natalie Monteiro C. D. Oliveira


Fontes: KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

VAZ, Conrado Adolpho. Os 8 Ps do marketing digital: o seu guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2011.

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