O que os usuários do Instagram esperam das marcas?

O Instagram é a plataforma social do momento, mas o que muitos usuários e algumas empresas descobriram ao tentar se conectar com pessoas no Insta, é que construir uma audiência pode ser bem difícil.


As pessoas são mais seletivas dentro do Instagram. Mas por que? Quando o Facebook e o Twitter eram novidade, todos se conectavam com todos, uma pessoa enviava uma solicitação de amizade para todas as pessoas que ela conhecia em uma festa e seguia milhares de perfis no Twitter esperando que eles o seguissem de volta. Muitas pessoas criaram grandes audiências dessa forma, mas os usuários que fizeram isso também perceberam que os feeds acabaram tendo muitas atualizações aleatórias de pessoas que mal se lembravam que conheceram.


Por isso, no Instagram, as pessoas não seguem tão instantaneamente umas as outras - o que representa um novo desafio para as marcas, fazendo com que o trabalho pela atenção seja mais duro. No entanto, existe um beneficio, quando se conquista novos seguidores, a probabilidade deles se tornem clientes é muito maior, porque estão seguindo o perfil com um interesse real no que está sendo publicado.


Então como fazer isso? Como conquistar audiências do Instagram mais sólidas e ganhar seguidores?

Esse é o ponto de um relatório da empresa Facebook, publicado no dia 31 de janeiro de 2019, que mostra informações sobre o que os usuários estão procurando das marcas no Instagram e inclui dicas sobre como lidar e agir de acordo com as descobertas.

Inicialmente, o Facebook observa a capacidade crescente do Instagram, 57% das 21.000 pessoas pesquisadas, indicaram que usam a plataforma mais do que há um ano, e 44% disseram que a usarão ainda mais próximo ano.

As pessoas dizem que usam o Instagram mais do que há um ano e planejam usá-lo ainda mais no futuro.

Isso não deve surpreender, nos últimos dois anos, o Instagram adicionou meio bilhão de novos usuários, e o Instagram Stories, lançado em agosto de 2016, chegou a 500 milhões de usuários diários, na primeira semana do ano.

Uma descoberta importante do estudo para os profissionais de marketing é que muitos usuários estão indo ao Instagram para se conectar com marcas também.


“Quando perguntamos as pessoas o que elas associavam ao Instagram, algumas de suas principais respostas foram que a plataforma permite interações com celebridades e influenciadores. Alem disso, 2 em cada 3 entrevistados (66%) nos disseram que o Instagram é uma plataforma que permite interação com marcas. Essas interações podem tomar a forma de uma lanchonete usando enquetes no Instagram Stories para permitir que os fãs votem em um novo sabor de chip, ou uma marca de moda repostando fotos de postagens chiques do #OOTD.2 Também vale notar que mais de um terço (38%) das pessoas pesquisadas dizem que a plataforma tem anúncios relevantes para eles.”


É claro que outra razão para as pessoas usarem a plataforma é a interação com a família e os amigos, mas as respostas mostraram que os usuários podem estar mais abertos às conexões das marcas dentro do Instagram do que em outros meios de comunicação.

Em termos de uso geral, os usuários mais jovens entram no Instagram com mais frequência, o que representa a direção mais ampla da plataforma digital.

Instagramers entrevistados de muitas gerações dizem que usam a plataforma várias vezes por dia.

Esses dados também não devem ser surpresa, mas é legal observar que, apesar das diferenças, muitos desses usuários ainda voltam para a plataforma diariamente. Se o seu objetivo é alcançar os mais jovens, com certeza deve investir no Instagram, mas os usuários mais antigos também estão bastante ativos. Há uma ampla gama de pessoas na plataforma visual. 


Então, como alcançar essas pessoas? O que os usuários do Instagram esperam das marcas na plataforma?

Os entrevistados indicaram que desejam ver os seguintes tipos de conteúdo de marketing:


Os números fazem sentido, tratando-se da natureza visual da plataforma e o foco em conteúdo atraente e rápido. Se o intuito for utilizar a plataforma, precisa se acostumar com o que funciona, principalmente em relação à criação de conteúdo que ambos promovem, e se conecta com o que a marca e o público-alvo respondem.


Com as mudanças acima mencionadas, conquistar uma audiência no Instagram não é fácil, não é tão simples quanto gostar dos posts de todas as pessoas que se engajam com uma determinada hashtag, ou usar a abordagem de ‘sigo de volta' para construir seus números. Ambas as estratégias podem funcionar ocasionalmente, mas se conseguir alcançar as pessoas que estão dentro do seu público-alvo real é muito melhor.


A melhor maneira de crescer no Instagram é elaborar uma estratégia. Pesquise a plataforma, veja o que os outros no seu nicho (concorrentes) estão postando, o que o público está respondendo, avalie as listas de hashtags relevantes para ver o que as pessoas estão postando e curtindo. E então, depois de entender o que você deve compartilhar, defina um prazo justo para os resultados e, em seguida, cumpra um cronograma.

Não é rápido, vai levar um tempinho, mas com o foco certo, é possível aproveitar o crescente fluxo do Instagram. 


O relatório completo "Como se conectar com novos públicos no Instagram" do Facebook está disponível aqui.

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