O que são hashtags?

Hashtag é uma palavra-chave antecedido pelo símbolo #, chamado cerquilha, e é utilizado nas redes sociais para se classificar ou buscar um tema compartilhado. A palavra é o resultado da união do termo inglês hash, o símbolo que a identifica, e tag, cuja tradução literal é etiqueta, e que no contexto em que é utilizada significa classificação. Após ser criada, uma hashtag é transformada em um hiperlink e que, após ser clicado, irá direcionar o usuário para todo conteúdo que também foi marcado com aquela hashtag.


Acredita-se que a hashtag foi criada pelo designer Chris Messina, que a utilizou pela primeira vez no Twitter em 2007. A primeira hashtag a fazer sucesso foi a #sandiegofire, sobre os incêndios florestais que ocorreram em 2007 em San Diego, Califórnia. Em 2009, as hashtags passaram a vigorar no Twitter e, em 2011, no Instagram. No Facebook, elas passaram a ser usada apenas em 2013.


Usar uma hashtag é bem fácil. Basta escrever o tema que se deseja pesquisar ou classificar e usar o símbolo cerquilha antes desse termo. Há algumas dicas a serem observadas no uso das hashtags, como não colocar muito conteúdo em apenas uma hashtag nem usar uma hashtag para cada termo de uma palavra-chave ou pesquisa. Também é importante usar hashtags específicas de um assunto, pois usar hashtags apenas porque elas são populares não irá atrair um publico qualificado para a sua publicação.


Não há um número certo de hashtags a serem utilizadas. Porém, recomenda-se usar no máximo 5 por publicação. Não se deve exagerar no número de hashtags, porque usar muitas delas em uma publicação não irá tornar o seu tema mais popular ou fácil de encontrar. Também é importante não editar as hashtags até 24 horas após a sua publicação, pois do contrário, o alcance do conteúdo em questão pode ser prejudicado.


Incialmente usadas pelos usuários de redes sociais, atualmente as hashtags também são utilizadas por empresas para destacar a sua imagem perante as concorrentes, e são utilizadas com muita eficiência em campanhas de marketing digital.


Após a sua popularização, as hashtags romperam a barreira virtual e hoje em dia também são utilizadas em outros meios para enfatizar e relevância em determinado tópico. Assim, é possível encontrar hashtags na publicidade impressa, cartazes de manifestação de rua e placa de estabelecimentos comerciais. Quem deseja enfatizar a importância de um determinado assunto offline, já usa a cerquilha antes de um determinado tema.


Por fim, é importante ser criativo na hora de escolher as melhores hashtags para poder se destacar em meio ao grande volume de posts e tópicos das redes sociais. No caso de uma marca, é importante prestar atenção nas palavras-chave usadas pela concorrência, pois elas podem indicar os temas que estão recebendo mais atenção do público. E você, já pensou em utilizar hashtags na divulgação da sua marca?

0 views