Quanto tempo leva para o marketing digital gerar resultados?

Ao contrário do que muitos empresários e empreendedores pensam, os resultados das ações de marketing digital não são instantâneos. Um plano de ações digitais bem estruturado começa a apresentar resultados consistentes no médio prazo, ou seja, de 6 meses a 1 ano. No entanto, com 3 meses, já é possível observar as primeiras respostas dos potenciais clientes. São muitos fatores a se levar em consideração quando se estima o tempo de resposta de um plano de marketing, como o tipo de produto ou serviço oferecido, o público alvo, o nicho de atuação e o orçamento disponível. Estabelecer a visibilidade online de uma marca é algo que leva tempo, pois a concorrência na Internet é imensa, e os pequenos empreendedores não dispõe de tanto orçamento para investir em divulgação quanto as grandes empresas. Porém, com bom planejamento e ações eficientes, pode-se obter resultados excelentes com a divulgação de produtos ou serviços online. Deve-se levar em conta que cada ação de marketing digital tem um tempo médio para criar os resultados esperados. A utilização de links patrocinados, por exemplo, que exibem anúncios na rede de pesquisa do Google, pode começar a gerar feedback dos usuários já nos primeiros meses, mas os resultados mais expressivos começarão a partir de 6 meses, e se desenvolverão ainda mais após esse período. As estratégias de SEO, cujo objetivo são otimizar um site para que ele seja bem ranqueado na pesquisa do Google, começam a apresentar resultados a partir de 6 meses após de sua implementação, e é comum que esse prazo atinja até um ano. Uma campanha de email marketing pode começar a captar os primeiros leads nas primeiras semanas de funcionamento, porém para se criar uma boa base de dados, pode-se levar até seis meses. Realizar o branding da marca leva mais tempo, sendo para isso preciso no mínimo 12 meses. Caso a empresa já tenha conseguido reconhecimento público, basta transferir a estratégia no marketing tradicional para o digital. O awareness, ou consciência da marca, será o resultado de uma marca bem divulgada junto ao público. Claro, Isso não significa que não se possa obter resultados mais rapidamente em todas essas ações, porém uma resposta mais consistente costuma ocorrer nesses intervalos de tempo.

Por isso é importante que os empresários que contratam uma agência de marketing digital tenham em mente que é preciso criar uma estratégia de divulgação com objetivos de médio e longo prazo. Muitos empreendedores, por não entender como o marketing digital funciona, esperam resultados imediatos e acabam se frustrando quando não obtêm respostas para as suas campanhas no curto prazo. Inclusive, isso faz muitos deles desistirem do Marketing Digital, o que é um erro.

Nós, da Aldeia Marketing Digital criamos as suas estratégias de divulgação online de acordo com as necessidades do cliente, e fazemos o planejamento das ações considerando o tempo que elas levarão para apresentar os melhores resultados. E você, já sabe qual é a melhor estratégia de divulgação online para a sua empresa?

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