Riscos de não contratar uma consultoria

Você já sabe que consultoria é útil em todos os momentos de sua empresa (criação, desenvolvimento, crescimento, problemas, extinção, fusão). Mas você conhece os riscos de não contratar uma consultoria? Neste caso eu diria que ela torna-se mais que uma 'utilidade', transformando-se em uma 'necessidade'.


Hoje em dia é bem simples encontrar cursos, livros, tutoriais e vídeos sobre gestão, liderança, planejamento, porém se você é médico, professor, enfim, outra especialidade, eu te pergunto se é realmente produtivo investir dinheiro e tempo em adquirir conhecimento e experiência que já estão disponíveis a preços acessíveis e de pronta-entrega no mercado. Com certeza não. Além disso, não são só esses temas os necessários para o sucesso de sua empresa. Alguns outros tópicos são: gestão dos funcionários (motivação, encargos sociais, conflitos), gestão financeira (fluxo de caixa, investimentos), marketing (preço, localização, produto, promoção, marketing digital), entre muitos outros. Fora isso, existe ainda um contexto que está sempre em mudança (política, concorrentes, economia, etc).


Permita-me dizer uma dura realidade: existe sim a possibilidade de sua empresa falir, clientes não se interessarem pelo seu produto, ou a localização de sua empresa prejudicar todo o esforço que você já investiu. Não desejamos isso a ninguém, é claro, mas não sou só eu que estou dizendo isso, veja o resultado da pesquisa do Sebrae, por exemplo, apontando que 1 a cada 4 empresas encerram as atividades com menos de dois anos. Diz ainda que 1 em cada 2 também não tem sucesso quando a análise é feita com empreendimentos de menos de 4 anos.


Quando o(a) empresário(a) opta por não ter o auxílio de uma consultoria para fazer um bom plano de negócios, assim como um bom diagnóstico e plano de ação para as diferentes áreas da empresa (finanças, organizacional, marketing, jurídico, processos, recursos humanos) ele(a) estará sujeito(a) aos seguintes riscos:


- dificuldade em gerenciar os funcionários e situações de outras áreas do conhecimento, uma vez que sempre trabalhou com situações específicas e práticas de sua especialidade de origem [médico, arquiteto, chefe de cozinha, etc] (1);

- descobrir depois de um tempo um contexto muito mais difícil do que imaginava inicialmente [concorrentes, localização, impostos, fornecedores, recursos limitados para desenvolver-se] (2);

- dificuldade de lidar rapidamente com os imprevistos [marketing agressivo de concorrentes, falta de motivação dos funcionários, etc] (1)

- falta de uma metodologia/ferramenta/sistema eficiente para controlar as metas e resultados (1);

- dificuldade em inovar (1);

- falta de informações precisas e organizadas no momento de conseguir investimentos externos, bons fornecedores, parceiros e sócios; (1)

- falta de um agente externo que irá auxiliar na identificação dos pontos fracos, fortes, ameaças e oportunidades da empresa; (1)

- falta de tempo do empresário(a) para realizar pesquisas com o cliente [satisfação, mudança de interesses, etc]; (1)

- dificuldade em ter presença digital de qualidade na redes sociais; (1)

- metas e objetivos que não são possíveis de serem medidos, e, com isso, não poderão ser controlados e melhorados; (3)

- falta de tempo para conciliar a empresa e a família; (3)

- além de muitos outros riscos!


Fuja dos riscos! Nossa consultoria empresarial possui preços acessíveis e o plano de trabalho ideal para a sua necessidade. A Aldeia oferece serviços de consultoria empresarial, marketing digital, diagnóstico de prioridades, e muito mais. Em relação a consultoria, começamos realizando um diagnóstico em todas as áreas do seu negócio (finanças, organizacional, marketing, jurídico, processos, recursos humanos), no qual listamos as prioridades a serem resolvidas. Em seguida, criamos o quadro estratégico (Business Model Canvas). Em paralelo a essas atividades são implementadas também ações de marketing digital. Durante o processo é criado o plano de ação no qual os resultados serão exatamente os quais você está procurando (eliminação dos riscos, aumento dos resultados satisfatórios e crescimento contínuo). Além de tudo isso oferecemos também serviços de monitoramento, que é essencial para acompanharmos o desempenho de sua empresa ao longo do tempo.


Venha fazer um orçamento com a gente!


Fontes:

(1) (FARAH; CAVALCANTI; MARCONDES, 2017);

(2) (Sebrae);

(3) (HISRICH; PETERS; SHEPHERD, 2014).

2 views